A crise da economia agravada pelo novo coronavírus acentuou uma característica dos brasileiros: o empreendedorismo. Este foi o assunto abordado por João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, no primeiro dia (18) da Semana Internacional do Café 2020, que acontece até o dia 20 de novembro, com edição 100% on-line.
Reconhecido como um dos grandes empreendedores brasileiros, Appolinário conta que desde o início da Polishop investiu no conceito de agregar valor à sua cadeia. “Eu criei o conceito de não vender o produto, mas sim vender benefícios. O produto tem preço e o benefício tem valor. E isso vale para qualquer segmento. É muito importante que se entenda que as pessoas buscam uma experiência na hora de consumir”, diz.
O mercado de varejo, em uma primeira análise, pode não ter muito a ver com o setor cafeeiro, entretanto, a Polishop foi uma das pioneiras em oferecer ao público máquinas especiais de café, que podem custar até cinco mil reais. Isso a coloca como uma parceira estratégica dos produtores e vendedores de cafés especiais.
“Quando as pessoas vão buscar uma máquina, com certeza vão buscar um bom produto. O empreendedor tem que olhar muito para essa experiência, porque tem muito dinheiro para ser investido em cafés especiais. O consumidor que compra café, quer viver uma experiência. O que as pessoas buscam é qualidade naquilo que elas vão tomar”, aposta Appolinário.
Na opinião do executivo, o mundo já vem passando por uma transformação digital há pelo menos duas décadas e a pandemia apenas acelerou esse processo. Ele relata que o maior desafio foi manter sua equipe motivada durante os meses de quarentena. A companhia passou bem pela pandemia e conseguiu segurar as vendas graças ao seu atendimento em multicanais.
“Como CEO de uma companhia, você precisa reger sua equipe como se fosse uma grande orquestra. Você não precisa ser um grande músico, mas precisa ser um bom maestro para liderar aquelas pessoas. É muito importante que as mensagens sejam muito bem colocadas”, enfatiza.
Sobre as características de um empreendedor, Appolinário aponta como a principal delas ser questionador. “Inovação é questionar aquilo que já existe. Não é porque está sendo feita há muitos anos não significa que seja a única forma. Empreender é isso: é atitude. Você tem que ter uma atitude diferente daquilo que todos os outros estão fazendo”, finaliza.
Serviço
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
Quando: 18 a 20 de novembro
Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br