O sucesso da atividade cafeeira passa pelo desempenho em três pilares fundamentais. O equilíbrio entre a busca por elevada produtividade, melhor posicionamento de venda e custo equilibrado são a receita para se obter bons resultados na atividade. Dentre estes três pilares, diferentes podem ser os cenários explorados pelos produtores na busca por uma elevada margem líquida.
A seguir, são apresentados os desempenhos em produtividade, preço médio de venda e custo operacional total das fazendas com as 10 maiores margens líquidas do Educampo.
A produtividade é notadamente conhecida como o principal condicionante para a obtenção de resultados positivos na atividade cafeeira. Entretanto, como é possível observar abaixo, alcançar elevadas produtividades não necessariamente se traduz em maiores retornos com a atividade cafeeira.
Gráfico 1 - Produtividade das 10 fazendas com maiores margens líquidas do Educampo
Percebam que a fazenda que apresentou maior margem líquida (fazenda 1) e a fazenda que apresentou menor margem líquida (fazenda 10) tiveram a mesma produtividade. A diferença entre a fazenda 1 para a fazenda com maior produtividade no extrato analisado é de 9,81 sacas/hectare, ou 15,85% menor. Ao passo que a maior e a menor produtividade, dentre essas fazendas, foi de 24,86 sacas/hectare ou de 40,17%.
O preço de venda destas propriedades ficou na média em R$ 1.065,84 por saca de café, sendo a fazenda com maior margem líquida 9,43% acima da média. Já a propriedade com a maior produtividade dentro do extrato apresentou o menor preço médio de venda, 20,35% abaixo da média.
Gráfico 2 - Preço médio de venda das 10 fazendas com maiores margens líquidas do Educampo
É possível visualizar que o custo operacional total da propriedade com maior margem líquida no programa foi 21,98% acima da média, que ficou em R$ 19.612,70, e sendo o segundo mais alto dentre as 10 propriedades analisadas.
Gráfico 3 - COT/área plantada das 10 fazendas com maiores margens líquidas do Educampo
Analisando as informações dispostas nos gráficos anteriores, é possível observar que a influência de um único fator, de forma isolada, não é uma garantia de maiores margens líquidas, sendo necessário buscar o equilíbrio entre os três pilares.
Dessa forma, prezado (a) produtor (a), discuta os dados descritos junto ao seu Consultor Especialista Educampo e trace estratégias que tenham impacto direto nos fatores apresentados, focando no potencial particular de sua propriedade.