O Grupo Ecoagro, em parceira com a Guide Investimentos S.A, anunciou o encerramento de sua primeira emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) no setor de Cooperativa de Café, para a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), de Minas Gerais. A emissão de R$ 100 milhões tem prazo de quatro anos e vai beneficiar os produtores de café da região do Cerrado Mineiro, associados à cooperativa.
A região onde a Expocaccer está situada é formada por 55 municípios e conta com uma área de produção de 210 mil hectares. Desta área, 102 mil hectares são certificados. Os 4.500 produtores da região geram uma produção de 5 milhões de sacas.
Para Milton Menten, diretor executivo da Ecoagro, é um orgulho participar dessa operação, a primeira da Ecoagro para uma cooperativa de café. “Sabemos do valor da cadeia produtiva de café, responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País”, destaca. Para ele, a operação reforça como o agronegócio brasileiro está cada vez mais presente no mercado de capitais brasileiro.
Uriel Rota, sócio da Stracta, consultoria responsável por ajudar a cooperativa em seu planejamento estratégico, destaca o trabalho árduo de governança e de risco feito nos últimos anos. “Uma operação como essas não se alcança da noite para o dia, é importante que as empresas entendam a necessidade de organização que o mercado exige das empresas e o benefício que esse empenho de tempo traz”, afirma.
De acordo com o Diretor de Controladoria e Finanças da Expocaccer, Rubstein Carvalho, o acesso da cooperativa a uma nova fonte de recursos financeiros representa benefícios indiretos aos seus cooperados, além de credibilidade junto ao mercado de capitais. “Para a cooperativa, esta operação de crédito é um marco em sua história, visto ser a primeira operação realizada no mercado de capitais. Estamos muito contentes por ter conseguido atingir 100% da oferta e ter um número significante de casas investindo no nosso negócio, o que demonstra a credibilidade que a Expocaccer possui no mercado de café”, comenta.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Expocaccer.