O projeto “Mulheres dos Cafés no Brasil“, lançará, em Augsburg, na Alemanha, a primeira edição do E-book colaborativo em rede. Mais de 40 pesquisadores envolvidos, de várias instituições, desenvolveram 17 capítulos sobre mulheres na cafeicultura e atividades relacionadas em oito regiões produtoras. O lançamento do e-book será neste sábado (12) em uma loja da cidade alemã.
“Acreditamos que a união de esforços coletivos orientados a um objetivo comum, por mais difícil que seja, torna capaz o compartilhamento e multiplicação do conhecimento sobre um tema tão falado, discutido, mas ainda carente de ações estruturadas e transformadoras”, disse a curadora Alexandra Magalhães Zeiner.
A publicação da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) qualifica e quantifica as mulheres do Brasil que trabalham com café, do grão à xícara. Para a presidente da IWCA Brasil, Cintia Matos, a ideia de criar o livro surgiu em um evento internacional, quando uma das mentoras do grupo ouviu dizer que não existiam mulheres trabalhando com café no Brasil.
“Ficamos muito chateadas e junto com a Embrapa Café passamos a fazer pesquisas para descobrir quem são essas mulheres e onde elas vivem. Convocamos universidades, institutos e cooperativas para se reunir em Brasília e começar a montar os estudos", disse.
Representantes de cada região foram os encarregados por reunir essas mulheres para que pudessem contar e compartilhar suas histórias de vida e vivência no café. “Gravamos vídeos, depoimentos e tiramos fotos das mulheres nos encontros”, explicou Cintia.
O exemplar "Mulheres do Café do Brasil" estará disponível ano que vem na versão impressa.