O 19º Concurso de Qualidade do Café de Divinolândia, na Região Vulcânica, premiou produtores em cerimônia realizada no final de setembro. Na categoria Natural, Rodrigo José de Ávila (Sítio Palmeira) foi o vencedor, seguido por Francisco Sérgio Lange (Sítio Nossa Senhora Aparecida), em segundo, e Jovani Daniel de Sordi (Sítio São Gabriel), em terceiro. Na categoria Fermentado, o primeiro lugar ficou com Manassés Sampaio Dias (Sítio Três Barras).
Manassés Sampaio Dias, do Sítio Três Barras, vencedor da categoria Fermentado
O café ganhador da categoria Natural recebeu 86,14 pontos e se destacou por notas de tomate no aroma, acidez cítrica de maçã verde, corpo cremoso com notas de açúcar mascavo e mel, e finalização longa. Já a bebida campeã da categoria Fermentado teve pontuação de 86,25 e descrição sensorial de uva verde, vinho branco, leve amargor no final, doçura e residual prolongado.
“Esses eventos reforçam a qualidade do café paulista e mostram como os produtores estão investindo em artigos diferenciados. Além de parabenizar os vencedores, quero falar do orgulho pelo trabalho que cada um tem feito para mostrar a força da cafeicultura de São Paulo”, disse Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).