Com o objetivo de conhecer as técnicas voltadas para a produção de café clonal, produtores rurais de Jaru e região participaram de um Dia de Campo realizado no Sítio Nova Esperança, da família do produtor Sr. José Roberto, localizado no Km 25, da Linha 608, em Jaru (RO). A região tem grande potencial para este tipo de plantio, que vem recebendo incentivo do governo estadual através da distribuição de mudas de café clonal para todo o estado de Rondônia. A ação foi desenvolvida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) por meio de seu escritório local.
Para o governador Marcos Rocha, as políticas públicas voltadas para a produção de café, principalmente com a introdução do café clonal, têm contribuído para que o cafeicultor invista em um café de qualidade, fazendo com que Rondônia ganhe destaque fora do estado. “Essa é uma cadeia muito importante para o nosso estado. Por isso, estamos investindo na melhoria, qualidade e produtividade do café, e vamos avançar ainda mais com boas práticas, melhoramento genético e tecnologia”, disse.
Os produtores interessados em iniciar ou melhorar a sua lavoura de café contam com a assistência técnica dos extensionistas da Emater-RO, que levam as políticas públicas de desenvolvimento agropecuário às famílias no campo. “Nós entregamos mudas de café, de cacau e equipamentos agrícolas, e permanecemos ao lado do produtor rural dando toda a assistência necessária para que sua lavoura produza”, explicou Luciano Brandão, presidente da Emater-RO.
Durante as atividades do Dia de Campo, os produtores rurais puderam conhecer um pouco mais sobre as técnicas de incentivo, inovação, produção e qualificação da cultura cafeeira. Dentre os temas abordados pelos extensionistas, destacaram-se: qualidade do café, torra e degustação; implantação de lavouras e nutrição; manejo da lavoura e poda; e uso adequado de agrotóxicos.
O evento contou com apoio da Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios e Meio Ambiente. Além dos produtores rurais, também estiveram presentes o secretário executivo regional da Casa Civil, Cláudio Santos, o vice-prefeito, Jeverson Lima, o secretário municipal de agronegócio e meio ambiente, Cleverson Barbosa, o Sebrae, representado pela gerente local Aniele Caroline Tesser, o secretário executivo David Cortes, a deputada estadual Claudia de Jesus, e os vereadores Chiquinho da Emater, Schimiti Patroleiro e Valmir Carteiro.
As informações são da Emater-RO (por Wania Ressutti).