Na manhã desta quarta-feira (19), a Fundação Procafé promoveu um Dia de Campo na Fazenda Experimental de Franca (SP). O evento foi prestigiado por mais de mil pessoas, dentre elas cafeicultores, agrônomos, pesquisadores, consultores, técnicos e estudantes do setor que puderam conhecer tecnologias desenvolvidas para racionalizar o manejo dos cafezais.
Durante a ocasião, as informações foram transmitidas e demonstradas com indicações sobre os mais recentes resultados das pesquisas realizadas pelos pesquisadores da Fazenda Experimental de Franca. “O Dia de Campo tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas realizadas aqui. Foram sete estações diferentes nas quais apresentamos a viabilidade da irrigação em cafezais na Região da Alta Mogiana, a distribuição dos nutrientes em profundidade, no solo em cafezais, culturas intercalares em cafezais e a implantação do Catucaí APA, nova variedade de café com desempenho superior para a Região da Alta Mogiana. As turmas foram separadas por cores e todas puderam passar em cada uma das estações e entender cada um dos resultados apresentados”, afirmou Marcelo Jordão Filho, engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé.
Autoridades estiveram presentes, como o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira; o presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana, José Henrique Mendonça; o presidente da Cocapec, Carlos Sato; e o diretor presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva; além de vereadores de Franca.
Durante a abertura, foi assinado um termo de renovação do convênio entre a Fundação do Café da Alta Mogiana e a Fundação Procafé, que visa promover a difusão de tecnologias na cultura do café para os cafeicultores da região da Alta Mogiana, na área da Fazenda Experimental de Franca. O convênio inicial completa dez anos em 2023.
O Dia de Campo em Franca é o segundo de uma série de três encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 22 de março, em Boa Esperança (MG), e o terceiro está programado para os dias 31 de maio e 1º de junho, em Varginha (MG).