As regras de transparência e rastreabilidade no comércio internacional e sustentabilidade social são alguns dos temas que serão debatidos nesta terça-feira (20), em Belo Horizonte (MG).
O Café em Pauta, evento promovido pelo Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), reunirá produtores, certificadoras, associações representativas, governo e sociedade civil, no Belo Horizonte Othon Palace, das 14 horas às 19 horas.
O público também conhecerá boas práticas e iniciativas de sucesso do setor cafeeiro. O evento faz parte das iniciativas do Mesa de Café Brasil, projeto desenvolvido pelo InPACTO e Catholic Relief Services, que visa mobilizar o setor cafeeiro para a promoção de uma agenda positiva e transformadora em prol da transparência e conformidade social na cadeia produtiva do café.
Inscrição para participar.
Café em Pauta
Data: 20 de março, das 14h às 19h
Local: Belo Horizonte Othon Palace (Salão Minas Gerais - 3°andar)
Endereço: Av. Afonso Pena 1050 – Centro, Belo Horizonte/MG
PROGRAMAÇÃO CAFÉ EM PAUTA:
14h – Palestra de abertura: Sustentabilidade no café brasileiro: aspectos sociais
14h40 – Mesa de debate: Café: os desafios de uma cadeia sustentável
· O potencial do trabalho decente para o fortalecimento da economia dos países – Antonio Mello (OIT)
· O diferencial do Brasil frente às regras de transparência e rastreabilidade no comércio internacional - Mércia Silva (InPACTO)
· O Caminho das Pedras para a Sustentabilidade Social no Café Brasileiro – Marcos Matos (Cecafé)
15h40 – Debate
16h40 – Pausa para o café
17h – Relato de Boas Práticas
· Algodão sustentável – criação do Instituto Algodão Social, orientação aos produtores e seus empregados e os resultados na gestão social, ambiental e econômica das fazendas – Felix Balaniuc (AMPA)
· Café Sustentável – Eduardo Matavelli (Plataforma Global do Café)
17h45 – Show Musical de encerramento com degustação de cafés