A deputada federal Tereza Cristina (DEM/MS) assumiu, na última terça-feira (20), a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária, da Câmara dos Deputados. Ao seu lado, o deputado federal Evair de Melo (PV/ES) passa a exercer o cargo de coordenador institucional da organização.
Para a nova gestão, uma prioridade é discutir políticas públicas mais eficientes para o desenvolvimento do agronegócio nacional, com propostas para alternativas de financiamento dos produtores.
“O principal objetivo é reduzir a dependência do crédito agrícola oficial, dando mais estabilidade e fôlego ao setor produtivo, que garante o abastecimento e a segurança alimentar de milhares de brasileiros diariamente. Os produtores precisam ter sua renda garantida em detrimento da expressiva produtividade que alcançam”, ressalta a nova presidenta.
A deputada também pretende modernizar leis vigentes sobre defensivos agrícolas, licenciamento ambiental e aquisição de terras por empresas brasileiras com maior capital estrangeiro. “Só é possível garantir segurança jurídica e competitividade ao setor se buscarmos modificar a legislação atual. São leis defasadas e que travam o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, afirma Maria Tereza.
Outro tópico que deve receber maior atenção da nova gestão é a demarcação de terras indígenas e quilombolas, além da produção agrícola para a população indígena.