Uma publicação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirma que a República de Honduras se consolidou como o maior produtor de café da América Central. O Instituto Hondurenho do Café (IHCAFE), afirmou que quinze dos dezoito departamentos do país produzem o grão, o que representa aproximadamente 105 mil agricultores. Dentre todos os produtores de café de Honduras, 104 são classificados como pequenos ou médios agricultores e são responsáveis por 68% do volume total do grão.
Porém a estimativa de produção para a safra 2018/2019 é menor que no ano passado, de 7,3 milhões de sacas, por conta da ferrugem que atrapalha o cultivo do grão no país. Como os produtores são de baixa renda, não conseguem ter acesso a alternativas para combater a doença.
A exportação de "cafés especiais”, cultivados a uma altura superior a três mil pés, teve um aumento de 145% e chegou a 2,4 milhões de sacas na última safra. Esse tipo não é resistente à ferrugem, mas a grande demanda fora do país está conseguindo manter a expectativa de lucro em alta.
O USDA está investindo em um projeto para popularizar cada vez mais o café hondurenho. A iniciativa engloba todos os aspectos da cadeia de valor do café em nove departamentos, representando cerca de 70% da produção do grão no país, dando assistência para aumentar a produtividade, fortalecendo as organizações de produtores e auxiliando no empacotamento de cada lote vendido em mercados estrangeiros.
As informações são do Portal do Agronegócio