ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Demanda global por cafés especiais de pequenos produtores está em alta, diz presidente da ApexBrasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/08/2024

1 MIN DE LEITURA

0
1

“A tendência deste segmento é só crescer”. A frase, de Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), refere-se aos cafés especiais cultivados por micro e pequenos produtores. 

“Há uma demanda por cafés especiais no mundo e, ao agregar valor ao grão nacional, é possível ganhar uma fatia maior deste mercado”, destacou Viana. Atualmente, os cafés especiais representam cerca de 20% da safra brasileira, estimada pela Conab em torno de de 58 milhões de sacas em 2023/2024. 

Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), do total deste tipo de grão produzido no país, 80% é cultivado em pequenas propriedades. Para o presidente da ApexBrasil, a entidade “está pronta para conectar os empreendedores interessados em exportar aos compradores, e ajudar a levar este produto de alta qualidade para o mundo”, reforça. 

A qualidade dos grãos brasileiros vem ajudando a posicionar o país no cenário mundial de cafés especiais. Além dela, o grão destaca-se por sua rastreabilidade e por respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social nas etapas de produção. “De modo geral, hoje a sociedade quer saber a origem do produto e o respeito às boas práticas de ESG”, destaca ele. 

De acordo com estudo realizado pela consultoria Brainy Insights, o setor deve chegar ao valor global de US$ 152,69 bilhões até 2030, número que representa uma taxa média de crescimento de 12,32% ao ano. Atualmente, os principais destinos dos grãos brasileiros são Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Espanha, Alemanha, Itália, Emirados Árabes e China.

Neste mês, a chinesa Luckin Coffee, uma das líderes em cafeterias no mercado asiático, esteve na sede da ApexBrasil para estreitar laços e seguir com a parceria para comercialização e divulgação do café brasileiro. Os próximos passos incluem promover, qualificar, apoiar e potencializar as pequenas empresas produtoras de cafés especiais, a fim de conquistar, cada vez mais, os consumidores chineses e o comércio internacional.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures