O concurso de café Cup of Excellence (CoE) planeja chegar à Tailândia pela primeira vez. As organizações sem fins lucrativos Alliance for Coffee Excellence e Cup of Excellence acabaram de anunciar um programa piloto, chamado Best of Thailand, que culminará em um leilão on-line em 17 de novembro.
Os grupos têm trabalhado com duas empresas privadas na Tailândia — K.V.N. Import Export (1991) Company e Coffee Therapy (Tailândia) Company Limited — para o programa piloto. Além deste ano, as organizações sem fins lucrativos dizem que esperam oferecer um programa completo do Cup of Excellence Tailândia em um “futuro próximo”.
O programa CoE remonta a mais de duas décadas e segue a missão de celebrar os produtores de café por meio de competições e prêmios, além de criar vínculos com o mercado de cafés especiais mais bem pagos por meio de leilões.
Nos últimos anos, as organizações sem fins lucrativos têm coordenado competições de CoE com parceiros locais em aproximadamente uma dúzia de países produtores de café. Recentemente, um café da Etiópia quebrou o recorde de preços de todos os tempos do concurso em US$ 400,50 por libra.
A Tailândia é conhecida por produzir tanto café canéfora quanto café arábica, sendo este último cultivado principalmente nas regiões do norte do país do Sudeste Asiático. De acordo com o último relatório do USDA Global Agriculture Information Network, espera-se que a Tailândia ocupe aproximadamente o 20º lugar na produção global de café no atual ano cafeeiro, situando-se entre o Quênia e El Salvador em termos de volume.
“A Tailândia é um país empolgante em muitos aspectos”, disse o diretor administrativo do Cup of Excellence, Gary Urrutia. “Hoje é a vez do café. O Cup of Excellence acredita na qualidade do café tailandês e está pronto para mostrar ao mundo o excelente café que o país tem a oferecer. Estamos empolgados em iniciar o processo com este programa piloto e acreditamos na continuação e crescimento do CoE na Tailândia.”
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin