O Cup of Excellence Etiópia 2020, que aconteceria em Addis Abeba, foi alterado por conta da pandemia de covid-19. A Alliance for Coffee Excellence (ACE), organização proprietária do COE, receberá amostras de todos os lotes de café e facilitará o julgamento em suas instalações em Portland.
O anúncio veio após decisão do Comitê Diretor do COE de manter a competição e o leilão conforme programado, sem comprometer a segurança e a saúde do júri nacional e internacional, e da equipe de suporte.
Os organizadores em Addis Abeba - a Autoridade Etíope de Café e Chá e Feed the Future Ethiopia Value Chain Activity - agora estão preparando amostras de cada lote recebido, que foram enviadas aos Estados Unidos no dia 27 de março.
A Dra. Adugna Debela, Diretora Geral da Autoridade Etíope de Café e Chá, diz que a decisão de mudar de local para o COE etíope foi difícil, mas no melhor interesse dos produtores e participantes.
“Os organizadores do COE Etiópia e da ACE trabalharão em conjunto para manter o processo de verificação com alta qualidade e transparência. Faremos tudo o que pudermos para atrair o maior número de licitantes, para que os agricultores obtenham o preço mais alto possível por seu café de qualidade”, diz ele.
Ian Chesterman, Chefe do Partido da Atividade da Cadeia de Valor da Etiópia, afirmou que os organizadores estão comprometidos em garantir que os principais vencedores sejam anunciados a tempo. O diretor administrativo da ACE, Darrin Daniel, também diz que a aliança seguirá protocolos rígidos para avaliar as amostras.
"O ACE receberá todos os lotes em nosso laboratório em Portland e traremos um júri pequeno e experiente para analisar as amostras", diz ele. Esses lotes codificados serão examinados e classificados entre os dias 4 e 9 de abril. O leilão ocorrerá em junho, para cerca de 100 compradores de empresas de café em 14 países.
As informações são do Global Coffee Repor / Tradução Juliana Santin