O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) aponta um crescimento nas exportações do café conilon do Espírito Santo. Os dados foram calculados entre os meses de janeiro a julho e relatam um aumento de 365% de movimentação, quando comparado ao ano passado.
No total de exportações pelos terminais do complexo de Vitória, incluindo todas as variedades de café, o aumento na exportação foi de 22% (que corresponde a 3.152.343 t) nos sete primeiros meses deste ano. Em 2017, foram exportadas 124.905 t.
O Porto de Vitória continua em terceiro lugar no embarque de café, enquanto o de Santos permanece na primeira posição, embora tenha registrado uma pequena queda de 3,99% em comparação com 2017. Entretanto, o levantamento aponta que no Brasil as exportações de café cresceram 24,2% em julho.
Esse aumento foi reflexo da produção de conilon no norte do Espírito Santo, Sul da Bahia e Rondônia. Os maiores produtores de café conilon do Espírito Santo são os municípios Jaguaré, Vila Valério, Nova Venécia, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Pinheiros, Governador Lindenberg, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Colatina e Marilândia.
As informações são da Brazil Modal.