Na última segunda-feira, os futuros do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Future US) encerraram a sessão com uma queda de mais de 350 pontos. Por conta de uma nova pressão do dólar, o mercado atingiu os menores níveis em 12 anos, com vencimentos próximos de perderem um patamar de US$ 1 por libra-peso.
O vencimento setembro/18 encerrou a sessão com queda de 385 pontos, cotado a 97,35 cents/lb. O de dezembro/18 registrou 101,05 cents/lb com recuo de 365 pontos. Já o contrato março/19 teve baixa de 345 pontos, a 104,50 cents/lb. E o maio/19 anotou 106,90 cents/lb com desvalorização de 340 pontos.
Segundo o site Notícias Agrícolas, o mercado futuro do arábica já completa a nona sessão seguida de baixa com pressão importante do câmbio e outros fatores técnicos. Apesar de o setembro/18 ficar abaixo de US$ 1, o contrato referência ainda se mantém acima desse patamar. As cotações chegaram a testar alta pela manhã.
Com fatores técnicos, o mercado tem ignorado os fundamentos. "Ideias de forte produção no Brasil e Vietnã estão mantendo os futuros sob pressão de venda. Produtores em ambos os países não estão vendendo, embora tenha alguns relatos de grandes vendas no Brasil", disse em informativo o analista e vice-presidente da Price Futures Group, Jack Scoville.
As informações são do site Notícias Agrícolas.