ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Costa Rica investiga novo tipo de ferrugem que supera tolerância ao café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Instituto do Café da Costa Rica (Icafé) informou na sexta-feira que está investigando a possibilidade da presença de um novo tipo de ferrugem que tenha quebrado o nível de tolerância usual em uma área específica do país.

Segundo comunicado, aparentemente poderia haver um novo tipo de praga mais complexa chamada "Hemileia vastatrix", que estaria quebrando a tolerância que manteve a variedade de café "Costa Rica 95" CR-95 por 34 anos.

Especialistas do Icafé e do Ministério da Agricultura e Pecuária fizeram uma verificação das condições dos cafezais, principalmente na Península de Nicoya (Pacífico Norte), e determinaram a presença dos sintomas da doença na maioria das plantas com uma severidade entre baixa e moderada.

O surgimento e o estabelecimento de uma nova raça de ferrugem acontece por mutação natural, promovida pela temperatura e umidade (chuva ou orvalho), que favorece o aumento da população da praga, aumentando a possibilidade de surgimento no tempo de indivíduos capazes de superar a tolerância das plantas.

Para determinar com certeza de que tipo se trata, o Icafé enviou amostras de esporos ao Centro Internacional de Ferrugem do Café, em Portugal, para verificar se é uma nova raça. "Geralmente os processos de quebra de tolerância são lentos, demoram alguns anos. Um esporo causa uma lesão e aqueles que surgem não serão capazes de alcançar uma nova infecção, apenas uma pequena porcentagem deles será capaz de fazê-lo", explicou. coordenador do Programa de Fitoproteção do Iopfé, Miguel Barquero.

O coordenador acrescentou que, desse modo, em cada ciclo reprodutivo da ferrugem (de 6 a 9 por ano) o número de indivíduos que excedem a tolerância aumenta até a hora de atacar com facilidade uma plantação previamente tolerante.

O Icafé recomendou aos produtores da zona a realização de um controle químico e manejo da cultura (poda de plantas esgotadas, evitando excesso de sombra) e um forte programa de fertilização para ter plantas vigorosas que possam enfrentar e deter o rápido avanço da ferrugem, sem causar danos aos cafezais.

Em novembro de 2018, na Costa Rica, foi gerado um alerta sobre a possível presença dessa raça de ferrugem na variedade CR-95 nas localidades de La Esperanza, em Nicoya, província de Guanacaste (Pacífico Norte).

As informações são do El Economista / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures