Na noite da última terça-feira (8), a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) foi reconhecida, pela terceira vez, pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A cooperativa recebeu o troféu de ouro na categoria Primeiros Passos. Além disso, outro importante reconhecimento foi o prêmio Destaque em Governança, que envolve todas as 56 cooperativas participantes da premiação.
A cerimônia foi realizada em Brasília (DF), pela Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), que reconheceu as melhores cooperativas. O evento contou com a presença de representantes do cooperativismo das cinco regiões do País, autoridades e parlamentares.
Ao receber o prêmio, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, disse estar emocionado por representar 15 mil famílias de pequenos produtores. “Sinto-me honrado por representar estes produtores e suas famílias, que por meio do cooperativismo, fazem a diferença”, afirmou. Ele também frisou que o trabalho desenvolvido pela cooperativa é fruto dessas famílias e dos colaboradores da Cooxupé. “A quem também divido as honrarias deste prêmio”, comentou.
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e reconhece as cooperativas brasileiras participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), destacando as que adotam e desenvolvem boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca incessante pela excelência está no DNA cooperativista e, por isso, é natural que esse seja o caminho trilhado para fazer do movimento um modelo de negócios cada vez mais forte e competitivo, não só no Brasil, mas no mundo.
“A melhoria das práticas de governança gera autoconfiança e possibilita ocupar melhores espaços no mercado, dentro e fora do País. Além disso, é fundamental destacar que as cooperativas trabalham para melhorar a vida de seus cooperados. É para isso que elas existem. Então, nada melhor do que reconhecer todo o empenho delas em ser melhores, dia após dia”, explicou.