A equipe Nespresso entregou à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) o certificado Prêmio Parceiro Confiável. Esta premiação reconhece a parceria de longo prazo, o comprometimento e a dedicação, assim como a importante contribuição da Cooxupé e de seus cooperados para a marca suíça conquistar as metas e objetivos de sustentabilidade estabelecidos no The Positive Cup 2020.
Desde 2014, com o trabalho junto aos parceiros, a Nespresso implementou o Programa AAA de Qualidade Sustentável, que hoje é responsável por 93% do café verde que entra nas instalações de produção da Nespresso na Suíça. Além disso, juntamente com o forte trabalho e o comprometimento das fazendas AAA, 48% deste café já está certificado para padrões externos de sustentabilidade.
A participação da Cooxupé no Programa acontece por meio do envolvimento de 736 fazendas cooperadas na região do Cerrado Mineiro. Em 2021, por exemplo, os cooperados forneceram 550 mil sacas de café à Nespresso, correspondendo aos exigentes requisitos de sustentabilidade da empresa. Desde o início da parceria com a marca suíça, em 2008, já foram mais de 6,4 milhões de sacas de café padrão Nespresso entregues pelos produtores da cooperativa.
“Além deste prêmio, a recompensa ainda maior é ver em primeira mão o impacto positivo do Programa AAA sobre as fazendas, suas comunidades e paisagens. Isso é o que nos leva e estamos ansiosos para continuar avançando em um esforço compartilhado para construir um setor de café regenerativo, positivo e resiliente”, diz a equipe da Nespresso em carta à Cooxupé.
Para o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, esta conquista vem do comprometimento dos cooperados participantes do programa. “Sempre incentivamos as práticas sustentáveis de cultivo do café de excelência que contribuem para a proteção do meio ambiente, assim como para uma cafeicultura transformadora e de sustentabilidade. Nossos produtores têm total participação nesta conquista, demonstrando o quanto as boas práticas agrícolas fundamentam suas produções, levando um café para todo mundo que impacta toda uma cadeia de maneira positiva”, avalia.