Em Guaxupé (MG), a Cooperativa Regional dos Cafeicultores (Cooxupé) recebeu um volume recorde de café na safra 2018/2019. A meta, segundo o jornal Valor Econômico, era receber 5,75 milhões de sacas, mas o volume deve alcançar 6,4 milhões, afirmou o superintendente comercial Lúcio Dias de Araújo. Até o momento, já foram recebidas 6,3 milhões de sacas de café arábica.
O resultado positivo foi por conta de alguns fatores, como maior produção na temporada, aumento do número de cooperados nos últimos anos e a falta de liquidez de outros players do segmento. Na safra 2017/2018, por exemplo, as entregas somaram 4,6 milhões de sacas de café.
Enquanto o recebimento deve bater recorde, a exportação pela Cooxupé não deve atingir a meta de 4 milhões de sacas neste ano. Segundo o superintendente, o baixo volume de café no mercado no início do ano e o atraso nos embarques por causa de problemas na contratação de frete internacional pelos clientes da cooperativa, devem impedir a meta, ficando entre 3,8 milhões e 3,9 milhões de sacas.
As informações são do Jornal Valor Econômico.