Nesta sexta-feira (20), a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) entregará, para mais de 900 cooperados acima de 75 anos, o valor de R$ 19,5 milhões. A ação corresponde ao Programa de Restituição, aprovado por Assembleia Geral Extraordinária e inserido no Estatuto Social da cooperativa, que beneficiará cooperados acima desta idade com a devolução do capital social de cada um.
Permanecendo o capital mínimo estabelecido em conta, tais cooperados receberão a restituição e mesmo assim continuarão associados da Cooxupé. "Mantido este capital, o remanescente será restituído em até 10 anos, com início da devolução agora em 2019. Já os cooperados acima de 85 anos receberão seus valores à vista", explica o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. "Vale lembrar que estamos fazendo essa devolução aos cooperados sem que eles ‘se desliguem’ da cooperativa, o que traz muitos benefícios para cada um deles", completa.
De acordo com Melo, a restituição dos R$ 19,5 milhões não impactará o fluxo financeiro da cooperativa. "Trata-se do reconhecimento pela contribuição destes cooperados para a construção e consolidação de toda a história da Cooxupé", analisa o presidente. Atualmente a Cooxupé mantém mais de 15 mil cooperados que produzem café arábica nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Média Nogiana de São Paulo.
As informações são da Cooxupé.