De acordo com estimativas da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), maior cooperativa do Brasil, este ano, a safra brasileira de café arábica poderá apresentar um aumento de 20% em relação a 2017. No último ano, foram registradas 35 milhões de sacas da variedade. Com o aumento, espera-se chegar a 40 e 42 milhões de sacas de 60 kg em 2018.
Lavouras de regiões como Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Alta Mogiana foram visitadas por profissionais da cooperativa. Segundo o diretor comercial da Cooxupé, Lúcio Dias, se condições climáticas adversas não tivessem afetado a florada nos meses de setembro e outubro, a produção poderia ser ainda maior.
Este ano, por conta de condições climáticas favoráveis e uma bienalidade positiva, a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra geral brasileira é alta: 58,51 milhões de sacas, havendo a possibilidade de recorde.
Deste número, é esperado que 44,55 milhões de sacas seja de café arábica e 13,96 milhões de conilon. Em 2017, foram colhidas 34,25 milhões e 12,7 milhões de sacas das variedades, respectivamente.
Fonte: Notícias Agrícolas