A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé produz o café Evolutto, linha que inclui café torrado e moído, espresso e cappuccino, e pode ser encontrada em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do e-commerce. A unidade fabril está sediada em Guaxupé, Sul de Minas, onde também está situada a matriz da cooperativa. A Torrefação Cooxupé vem se consolidando no segmento entre as maiores indústrias de café do Brasil. Além da marca Evolutto, a Cooxupé também produz os Cafés Terrazza, Prima Qualità, dentre outras.
Foram doadas seis toneladas do café para a campanha Band Contra Fome, que está arrecadando alimentos para distribuir para famílias brasileiras que estão vivendo em extrema pobreza. A doação do café foi recebida pelas instituições Amigos do Bem, Central Única das Favelas (CUFA) e Gerando Falcões, todas de São Paulo.
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, afirma ser uma grande satisfação colaborar com esta importante ação, principalmente nos tempos em que se sente o forte impacto da pandemia. “A campanha Band Contra a Fome está desempenhando um importante papel social, colaborando com milhões de famílias que hoje, infelizmente, sofrem de fome. O Café Evolutto convida o setor do agro a integrar este movimento e ajudar a transformar vidas”, conclui.
A Cooxupé representa hoje mais de 16 mil famílias cafeicultoras cooperadas que produzem café verde tipo arábica em mais de 200 municípios no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e no Vale do Rio Pardo, conhecido como a Média Mogiana do estado de São Paulo. Mais de 95% dos produtores associados correspondem à agricultura familiar.
Em 2020, a cooperativa embarcou, para os mercados interno e externo, 5,9 milhões de sacas. As exportações correspondem a 80% das atividades da Cooxupé, englobando mais de 50 países em cinco continentes. Ainda em 2020, a Cooxupé registrou a marca histórica no recebimento de café: 8,1 milhões de sacas, das quais 6,6 mi foram entregues diretamente pelos cooperados. Ao considerar este volume de recebimento, de acordo com a Conab, a cooperativa representou 17% da produção nacional de café arábica e 24% da produção deste tipo de café do estado de Minas Gerais.
Clique aqui para conferir a fala do presidente da Cooxupé.
As informações são do Correio Sudoeste e da Assessoria e vídeo da Band News.