No dia 26 de outubro, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) divulgará os seus melhores cafés da safra 2019 avaliados por meio do Programa Especialíssimo. Na safra deste ano, concorrem os cafés produzidos que estejam acima de 83 pontos, que foram depositados na Cooxupé ou na SMC (Specialty Coffes) até o dia 21 de setembro de 2019.
No total serão 50 cooperados selecionados (35 da categoria Natural e 15 na categoria Cereja Descascado), que concorrem a uma premiação total de R$ 190 mil, sendo que o lote campeão do Especialíssimo receberá um prêmio no valor de R$ 25 mil. Os cafés selecionados farão parte do blend do Café Safra Especial 2019.
O vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, afirma que todo processo de classificação é feito às cegas e a identificação do lote só ocorre no momento do contato com o produtor. “Na prova entre os pontos avaliados, os classificadores analisam atributos do café, como acidez, doçura, corpo, balanço e retrogosto, e aromas como frutados, enzimáticos, caramelados e florais. Além disso, consideramos as boas práticas de produção, atualização do CAR e fidelidade, já que buscamos estimular e premiar a qualidade na produção dos cooperados”, explica Osvaldo.
Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o programa busca reconhecer e incentivar os cooperados na busca pelo aperfeiçoamento e melhoria constante no processo de produção do café. “É importante valorizar e incentivar o esforço dos cooperados em melhorar cada vez mais suas safras para que as famílias possam ter mais benefícios e investir mais na produção. Assim, o programa Especialíssimo tem como objetivo demonstrar o potencial do café especial que tem uma rentabilidade maior e com mais possibilidades de mercado”, afirma Carlos Augusto.
No mesmo dia, a cooperativa também fará o lançamento oficial do Café Safra Especial 2019, produzido pela Torrefação Cooxupé. Os cafés selecionados no Programa Especialíssimo estarão no blend desta edição limitada do produto.