A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) anunciou a distribuição, em espécie, de R$ 14,4 milhões aos cooperados, referentes aos 10% das sobras do exercício de 2019. O valor para cada produtor varia de acordo com a proporção das operações específicas em que ele realiza com a cooperativa no decorrer do ano. O pagamento, que está de acordo com as regras estatutárias da cooperativa, acontecerá a partir do dia 6 de abril.
O presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo explica que esta decisão, aprovada pelo Conselho de Administração da Cooxupé, tem como objetivo diminuir os impactos na rotina dos cooperados. "Estamos cientes de todas as dificuldades do momento e sabemos que a nossa produção não pode esperar", explica.
Quando a Assembleia da cooperativa acontecer, os cooperados decidirão sobre o destino de 20% das sobras, que totalizam R$ 28,9 milhões. A ocasião ainda não tem data definida para ser realizada.
O balanço 2019 da Cooxupé foi aprovado pelo Conselho Fiscal da cooperativa e auditado sem ressalvas pela PWC. "O atual momento mundial que estamos vivendo nos fez adaptar às formas diferentes de trabalho. Neste período estamos todos atentos às necessidades dos nossos cooperados e buscando atendê-los em todas as áreas da cadeia produtiva, com soluções para o benefício de todos. O momento é de união e que continuemos a cuidar um dos outros, seguindo a vocação cooperativista", conclui o presidente.