A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) é a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, máquinas, implementos e assistência. Com mais de 38 mil associados, conta com unidades de negócios em mais de 60 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
Este ano, foi eleita como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil e a 5ª mais tecnológica no setor agro, de acordo com o Anuário Valor Inovação Brasil, que destaca as melhores políticas de inovação para agregar maior inteligência em processos, produtos e serviços oferecidos em 23 setores econômicos.
De acordo com a cooperativa, sua estratégia de inovação justifica-se no compromisso de fazer a tecnologia desembarcar no campo, levando em conta que 80% dos cooperados Coopercitrus são de pequeno e médio porte e, por isso, não possuem estrutura para fazer grandes investimentos nas tecnologias de agricultura de precisão.
Em 2019, mais de quatro mil produtores foram atendidos pelo Departamento de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, representando ganhos de 20% em eficiência operacional das máquinas agrícolas, 15% de redução nos custos com combustíveis e melhorias em produtividade girando em torno de 10% a 15%.
Para agregar mais valor às operações agropecuárias, a cooperativa investiu, em 2020, em torno de R$ 40 milhões no Departamento de Tecnologia Agrícola para o desenvolvimento de novas ferramentas, ampliação de equipe técnica e aquisição de novos equipamentos, para atender aos mais de sete mil cooperados com serviços inovadores nos estados em que atua. Em comparação com 2019, o aumento nos investimentos foi de 45%.
De acordo com a Coopercitrus, a estrutura foi ampliada, uma vez que, até 2019, mantinha seis drones e dois caminhões para distribuição de corretivos a taxa variável, passando para 27 drones e 20 caminhões, além de 5 Vant’s (Veículos Aéreos Não Tripulados), quantidade que deve aumentar para 25 até o final de 2020.
Para trabalhar corretamente essas tecnologias e oferecer todo o suporte aos produtores cooperados, a Coopercitrus também informou que houve ampliação em seu quadro de profissionais, passando de 55 técnicos para 112. O acesso às tecnologias também ficou mais fácil, já que a cooperativa lançou, durante a feira Coopercitrus Expo Digital, a plataforma Campo Digital, gratuita e acessível pelo celular, tablet ou computador, por onde os agricultores podem conhecer, solicitar e acompanhar todos os serviços de agricultura de precisões disponíveis no portfólio.
Mais informações: www.coopercitrus.com.br