Com o objetivo de incentivar e valorizar a produção de cafés de qualidade dos cooperados por meio da identificação e premiação dos melhores cafés produzidos na safra 2019, a Coopercam realizou, no dia 30 de outubro, a premiação do 2º Concurso de Qualidade de Cafés.
Os grandes vencedores na categoria Natural foram Meicon Diego Marangão, Angelo José da Silva e Rodrigo de Assis Soares. “Foi uma noite muito agradável e sentimos que os cooperados estão satisfeitos com o fato de a Coopercam valorizar os seus cafés com esse concurso. É isso que queremos: estimular os cooperados a agregarem mais qualidade aos seus cafés. E temos que continuar a trabalhar o nosso café, mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando”, comenta José Márcio Rocha, presidente da cooperativa.
Foto: Adrielle Moreira
Já na categoria Cereja Descascado não houve número de amostras suficientes para um comparativo entre os grãos. Hélvio Zacaroni, gerente do Departamento de Cafés da Coopercam, explica que na região em que a cooperativa atua foi constatada uma dificuldade na colheita de cafés cerejas, gerada pela instabilidade climática do ano, o que dificultou o processamento via úmida.
Verificação 4C
Durante o evento, a empresa Agrogenius, especializada em certificação, homenageou algumas propriedades rurais pela participação e destaque na verificação 4C. A Fazenda Grupiara, de Geraldo Majela da Silveira, foi reconhecida como propriedade modelo; Fazenda Cabeça D’Anta, de Othoniel de Oliveira Damasceno, como propriedade destaque; e o Sítio Ribeirão da Onça e Recreio, de Maria Aparecida da Silva, recebeu o reconhecimento como propriedade mais sustentável.
Foto: Adrielle Moreira
Confira os vencedores da categoria Natural:
1º Meicon Diego Marangão - 86,75 pontos
2º Angelo José da Silva - 85,25 pontos
3º Rodrigo de Assis Soares - 85,13 pontos
4º Maria Aparecida Rondini - 84,56 pontos
5º Altamiro Rabelo Filho - 84,44 pontos
6º Sebastião de Carvalho - 84,38 pontos
7º Carlos Mizael da Conceição - 84,19 pontos
8º Artur Roberto Lourenço - 84,00 pontos
9º Sandra Cabral Lino - 83,88 pontos
10º Anderson Vieira Miranda - 82,19 pontos