O covid-19 (coronavírus) tem atormentado o mundo todo. No Brasil, governantes de cada estado buscam por soluções para evitar a disseminação do vírus, que já atingiu 2.433 casos (até às 17h do dia 25 de março).
Conversamos com algumas cooperativas sobre o posicionamento e suas ações neste tempo de crise. Confira o que cada uma disse:
Coocafé
O presidente Fernando Cerqueira aponta que a cooperativa está atenta aos acontecimentos. “É uma situação muito delicada, um momento difícil para todo mundo. Nós fechamos as unidades, estamos atendendo apenas por telefone e entrega em domicílio. Fizemos uma campanha de orientação ao produtor e ele tem entendido bem a situação. O que pudermos fazer para contribuir com a diminuição do vírus, vamos fazer”, afirma.
Para saber as ações da Coocafé, acesse o site.
Cooxupé
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé está seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde competentes em relação ao covid-19 e, pensando na segurança e na saúde de todas as famílias de cooperados, colaboradores, parceiros e prestadores de serviços da cooperativa, vem tomando diversas medidas de prevenção.
Para isso, criou um plano de contingência. Abaixo algumas medidas tomadas:
- Visitas suspensas internamente;
- Suspensão das visitas técnicas de agrônomos e técnicos agrícolas;
- Trabalho Home Office;
- Suspensão das atividades da Assoxupé (Associação dos Funcionários da Cooxupé);
- Informações diárias atualizadas com uso de recursos tecnológicos;
- Suspensão de eventos, reuniões, treinamentos, palestras;
- Fechamento das lojas com atendimento aos cooperados por telefone;
- Suspensão das viagens a trabalho;
- Intensificação da higienização em toda área de trabalho da cooperativa.
A Cooxupé esclarece que todas as medidas adotadas, até o momento, podem ser reforçadas ou substituídas a qualquer hora, já que a cooperativa acompanha e segue as orientações das autoridades competentes como o Ministério da Saúde em relação ao quadro envolvendo a pandemia de coronavírus no País. Para mais informações acesse o site.
Cocatrel
A Cocatrel está trabalhando para não deixar seus cooperados sem atendimento, mas com medidas de segurança sendo tomadas para não disseminar o vírus. Dessa forma, a cooperativa trabalhará com efetivo reduzido, priorizando o atendimento por telefone.
O Comitê de Risco está atento a todas as recomendações, decretos e medidas restritivas e, portanto, tudo poderá mudar a qualquer momento.
A partir de 24 a cooperativa passou a funcionar da seguinte forma: todas as lojas estarão com efetivo reduzido, fechando para o almoço (das 11h às 12h30). O atendimento será preferencialmente por telefone. Caso seja presencial, terá entrada reduzida e controlada para não haver aglomerações.
A Cocatrel firmou parceria com uma empresa de motoboys. O cooperado que desejar a entrega de produtos, mesmo que seja na fazenda, poderá fazer a solicitação, mas deverá arcar com o custo da entrega.
Para mais informações acesse o site.
Cocapec
A cooperativa elaborou um plano de contingência referente à pandemia do novo coronavírus com objetivo de preservar o cooperado, seus familiares e colaboradores. As medidas abaixo valem por tempo indeterminado e poderão ser alteradas conforme a mudança do cenário.
O cooperado deve evitar ir à cooperativa para fazer seus pagamentos. Dê prioridade aos boletos bancários e transferências eletrônicas (TED). Os recebimentos de vendas de café também serão efetuados por transferências eletrônicas (TED). Para isso, informe sua conta bancária ao atendente comercial pois esta será a única forma de recebimento neste período.
Priorize o atendimento pelos canais eletrônicos mais pertinentes para o momento (e-mail, telefone e WhatsApp). Evite deslocamento até a cooperativa, não traga sua família e evite contato pessoal.
O atendimento aos sábados está suspenso em todas as unidades Cocapec por tempo indeterminado
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato através do e-mail contasareceber@cocapec.com.br, WhatsApp (16) 99113 0385 ou telefone 3711-6223 (7h30 às 13h30)