A Cooperativa Minasul preparou com cuidado sua presença na Expocafé, em Três Pontas (MG). A cooperativa quer ampliar as possibilidades de negócios entre seus cooperados e as empresas, usando um formato que funcionou muito bem no ano passado, o sistema de barter. O sistema permite a compra de equipamentos e insumos usando o café como moeda de pagamento.
O diretor técnico da Minasul, Bernardo Reis Teixeira Lacerda Paiva, disse que a iniciativa reforça o posicionamento da cooperativa, em 2018, de ir além do mercado de café e abrir-se também para o mercado de cereais. “Trata-se de uma possibilidade que amplia os horizontes de negócios entre compradores interessados em adquirir máquinas novas para manuseio de suas lavouras e transportes de insumos e grãos”, afirma.
Entre as novidades está a parceria firmada com a empresa do ramo de pneus, Michelin, que deverá oferecer aos cooperados diversas opções de preços e de condições de pagamento, tanto para pneus de tratores, quanto de caminhões, automóveis e até motos.
Para Bernardo, a parceria vai ajudar muito os cafeicultores que estão precisando renovar as suas frotas neste período de colheita, quando o trânsito é intenso pelas lavouras e as máquinas e tratores precisam estar em boas condições de uso e segurança.
“Para esse ano, mantivemos nosso compromisso de chegar com boas parcerias por parte de empresas de insumos, máquinas e defensivos, mas principalmente com uma condição excepcional em barter, que agora não se aplica só para o mercado de café, mas também, de soja e milho”, afirma Bernardo.
A parceria iniciada ano passado com a fabricante de tratores Mahindra tem sido um sucesso. Foram 120 tratores vendidos em negociação mediadas entre cooperados, Minasul e a empresa. Para esse ano, a meta é chegar a 200 tratores. “Foi o maior volume de negócios realizados através deste tipo de parceria”, menciona Bernardo. A façanha rende um prêmio de reconhecimento a Minasul em função do número de tratores faturados, peças de reposição e performance de vendas.
“A Mahindra é uma empresa séria, com preços competitivos e tratores de alto desempenho, economia, robustez, com baixo custo de manutenção, além de ter garantias que o cooperado precisa ter ao adquirir uma máquina dessas. Nosso objetivo é que a parceria com a empresa de pneus Michelin renda frutos semelhantes em termos de volume de venda, mas sobretudo resulte em muita satisfação dos nossos cooperados que são os diretamente interessados nesses tipos de parcerias”, finaliza o diretor.
A 21ª edição de Expocafé é realizada pelo Governo de Minas, entre 16 e 18 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na cidade de Três Pontas, Sul de Minas. Mais de 160 expositores participam da feira que espera um público em torno de 15 mil pessoas.