A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) lançou um aplicativo que visa ajudar no trabalho do consultor em suas visitas às propriedades, além de atuar como facilitador para setores da empresa como, por exemplo, Departamento Técnico, Cadastro, Financeiro etc. A equipe de Tecnologia da Informação da Coocafé foi a responsável por desenvolver o aplicativo e por treinar durante parte do dia todo corpo técnico.
Na ferramenta constarão informações pessoais, da propriedade e financeira do produtor. O Superintendente Técnico Comercial da Coocafé, Waldir Francese Filho, destacou a importância do aplicativo: “Um dos benefícios é que nós vamos conseguir fazer a atualização de safra na propriedade. Então, o técnico está na lavoura, ele vê com o produtor o que aquele talhão tem de café e qual é a previsão de safra para o ano que vem. Toda vez que o consultor estiver na propriedade, poderá fazer essa atualização e também consultar as informações que já foram lançadas. E as alterações/atualizações são rápidas e fáceis de fazer, pois podem ser feitas off-line. Ao se conectar a internet, serão sincronizadas e estarão alimentando assim a base de dados da cooperativa”.
O aplicativo ainda está em fase de adaptação. “Cada técnico tem inicialmente três produtores para lançar dentro do app e assim fazer a estimativa de safra. Posteriormente, serão lançados todos os cooperados, com previsão de conclusão até janeiro de 2019. Essa atualização cadastral vai interferir diretamente no limite de crédito do cooperado, então é muito importante que o consultor faça esse trabalho com qualidade. Essa alimentação de informações deve ser feita na propriedade para evitar erros e confusão na hora de lançar os dados no app”, explica Waldir.