A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas, Cocatrel, tem motivos para comemorar já neste início de colheita: os números apontam que a cooperativa terá recorde no recebimento de café. Segundo a empresa, houve um preparo para a eficiência e rendimento em todos os processos, desde o descarregamento do café até a comercialização, classificação (que está sendo feita em um dia), o que facilita a venda rápida do cooperado.
“Foi feito um planejamento baseado em dados das safras anteriores, que levou em conta a capacidade dos armazéns das filiais, para equalizar o tempo que cada uma delas suportaria receber café, com as projeções da safra atual. Nesse sentido, concluímos que fazer a transferência das centrais para os armazéns, antecipadamente, sem permitir que atinjam sua capacidade máxima, facilita o processo durante o pico da safra, sobrando espaço suficiente para receber bem os cafés dos cooperados”, explica Guilherme Pinelli, coordenador de automação da Cocatrel.
Além da armazenagem, a Cocatrel está com maquinário pronto para preparar os cafés depositados em seus armazéns, serviço cada vez mais solicitado por seus cooperados. A cooperativa tem capacidade de armazenamento estático de 1,750 milhão de sacas e rotativa de 2 milhões.