Teve início o leilão de cafés finalistas do Concurso Conilon de Excelência - Edição 2022. A abertura do pregão aconteceu às 10h, do dia 23 de novembro, e o encerramento está marcado para às 17h, do dia 30 de novembro.
Diferente do leilão realizado em 2021, neste ano o evento está acontecendo de forma 100% on-line. A base de negociação escolhida foi a Caffex, uma plataforma especializada em leilões nessa modalidade que, inclusive, realizou o Leilão do 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café - Safra 2022.
“O uso dessa plataforma garantiu ainda mais segurança e profissionalismo ao processo. Outro benefício do leilão virtual é que os microlotes podem ser comprados de qualquer lugar do mundo. Essa iniciativa irá proporcionar ainda mais visibilidade para o conilon”, disse o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.
Representantes de torrefadoras, cafeterias e outras empresas ligadas ao setor, têm a oportunidade de conhecer e dar seus lances nos microlotes que foram disponibilizados. Os cafés pertencem à safra 2022 e receberam notas de prova entre 85.0 e 89.5. Ao todo, serão leiloadas 87 sacas de café conilon, com lances mínimos que variam entre R$ 900 e R$ 1.350.
O leilão visa criar novas oportunidades de negócios e agregar valor aos cafés finalistas na edição 2022 do Concurso. “O objetivo do leilão é consolidar a Cooabriel no mercado de cafés especiais e, assim, gerar novas oportunidades para os produtores, que cada vez mais têm se interessado em produzir conilon de qualidade”, comentou a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz.
Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, afirmou que os cafés leiloados representam uma amostra da qualidade dos cafés que têm sido produzidos pelos cooperados: “Os cafés que estão ao alcance do consumidor são os cafés conilon mais bem pontuados do Espírito Santo. Estamos com boas expectativas de obtermos ótimos resultados. Mais uma vez, comprovaremos a qualidade do conilon no mercado”.