A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinam, na próxima segunda-feira (26), um convênio para a implantação do projeto setorial “Brazilian Instant Coffee”, que potencializa a promoção internacional do café solúvel brasileiro.
“As ações do projeto asseguram a fatia atual de mercado e ampliam ainda mais a presença do café solúvel nas exportações, que chegam a cerca de 120 países e proporcionam divisas anuais de aproximadamente US$ 650 milhões”, afirma o presidente da Abics, Pedro Guimarães.
Há 40 anos o Brasil é líder mundial na produção de café solúvel, com representatividade de 37% do mercado global, e na exportação, com market share de 28%, mas, atualmente, o setor vê essas posições ameaçadas devido ao acirramento da concorrência e ao protecionismo dos principais mercados.
A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento do Café Solúvel do Brasil, lançado em 2016 pela Abics, para alavancar o volume das exportações e o consumo interno brasileiro em 50% durante os próximos 10 anos.
Esse novo projeto reforça a histórica parceria da Apex-Brasil com o setor cafeeiro. Uma relação iniciada, em 2002, com o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé) e, em 2009, com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
“Nosso compromisso com a promoção dos cafés brasileiros ganha corpo agora com a chegada da Abics e os solúveis, dos quais o Brasil é o maior produtor e exportador mundial, vendendo para mais de 120 países. Acreditamos que esse trabalho conjunto deverá contribuir para nos manter na liderança mundial, aumentando nossa competitividade num momento em que novos produtores se posicionam no mercado”, destaca o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.
Há sete indústrias de café solúvel em operação no Brasil. Em 2016, elas produziram o equivalente a 4,93 milhões de sacas de 60 kg, representando 11,3% da produção total de café no País. As exportações do setor somaram 3,83 milhões de sacas (11,2% do total), gerando uma receita de US$ 634 milhões. O consumo interno do produto totalizou 1,1 milhão de sacas, respondendo por 5% da quantidade consumida no Brasil.
A solenidade de assinatura do convênio será às 15h30, no escritório da Apex-Brasil, em São Paulo.