ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Convênio impulsiona exportação de café solúvel

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2018

1 MIN DE LEITURA

1
0

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinam, na próxima segunda-feira (26), um convênio para a implantação do projeto setorial “Brazilian Instant Coffee”, que potencializa a promoção internacional do café solúvel brasileiro. 

“As ações do projeto asseguram a fatia atual de mercado e ampliam ainda mais a presença do café solúvel nas exportações, que chegam a cerca de 120 países e proporcionam divisas anuais de aproximadamente US$ 650 milhões”, afirma o presidente da Abics, Pedro Guimarães.

Há 40 anos o Brasil é líder mundial na produção de café solúvel, com representatividade de 37% do mercado global, e na exportação, com market share de 28%, mas, atualmente, o setor vê essas posições ameaçadas devido ao acirramento da concorrência e ao protecionismo dos principais mercados. 

A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento do Café Solúvel do Brasil, lançado em 2016 pela Abics, para alavancar o volume das exportações e o consumo interno brasileiro em 50% durante os próximos 10 anos. 

Esse novo projeto reforça a histórica parceria da Apex-Brasil com o setor cafeeiro. Uma relação iniciada, em 2002, com o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé) e, em 2009, com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

“Nosso compromisso com a promoção dos cafés brasileiros ganha corpo agora com a chegada da Abics e os solúveis, dos quais o Brasil é o maior produtor e exportador mundial, vendendo para mais de 120 países. Acreditamos que esse trabalho conjunto deverá contribuir para nos manter na liderança mundial, aumentando nossa competitividade num momento em que novos produtores se posicionam no mercado”, destaca o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.

Há sete indústrias de café solúvel em operação no Brasil. Em 2016, elas produziram o equivalente a 4,93 milhões de sacas de 60 kg, representando 11,3% da produção total de café no País. As exportações do setor somaram 3,83 milhões de sacas (11,2% do total), gerando uma receita de US$ 634 milhões. O consumo interno do produto totalizou 1,1 milhão de sacas, respondendo por 5% da quantidade consumida no Brasil.

A solenidade de assinatura do convênio será às 15h30, no escritório da Apex-Brasil, em São Paulo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROGER LAUVERS

EM 26/03/2018

Espero que após essa iniciativa,nós agricultores possamos sentir em nosso bolso o verdadeiro valor de uma saca de café,pois os preços atuais estão acabando com qualquer um..tá impossível trabalhar dessa forma,os insumos e mao de obra a cada dia mais caros,e o café cada dia mais barato,"vergonha".

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures