Levantamento semanal da Safras & Mercado aponta que a colheita da safra 2021/2022 atingiu, no dia 27 de julho, 77%. A estimativa da Safras para a produção deste ano é de 56,5 milhões de sacas de 60 kg. Com essa referência, teriam sido colhidas cerca de 43,57 milhões de sacas.
A colheita está um pouco abaixo quando comparado com o mesmo período do ano passado, em que registrava 78%. Os trabalhos também estão atrasados em relação à média dos últimos cinco anos, que é de 80%.
Segundo o consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach, o ritmo dos trabalhos ganha intensidade por conta do clima mais seco. “A safra é de baixo volume, mas de boa qualidade na bebida e sem grandes problemas com a granação”, disse o analista.
A colheita de arábica chegou a 66% da produção, contra 71% no mesmo período do ano passado e 73% da média histórica para o período. Em relação ao café canéfora, os trabalhos alcançam 94% da área total, ainda abaixo dos 96% do mesmo período do ano passado e dos 97% de média para o período.
As informações são da Agência Safras.