ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consultoria aponta que comercialização da safra cafeeira 2021/2022 alcançou 92% em abril

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/04/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Levantamento da Safras & Mercado destaca que a comercialização da safra brasileira 2021/2022 de café, até o último dia 12 de abril, atingiu 92% da produção, contra 89% do mês anterior. O percentual de vendas é superior ao mesmo período do ano passado, que estava em torno de 90% da safra. O fluxo de vendas também está bem acima da média dos últimos anos para o período (88%).

Sendo assim, já foram negociadas 51,76 milhões de sacas de uma produção estimada, em 2021/2022, de 56,5 milhões de sacas. Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, o ritmo da comercialização no mercado físico disponível de café segue arrastado. 

"A queda nos preços afastou os vendedores e elevou ainda mais a distância entre as pontas. O preço dos cafés arábicas de bebida melhor caíram em média R$ 250 a saca do começo de fevereiro até agora", comenta. Ele destaca que os produtores, bem capitalizados, seguem na defensiva, apostando no inverno brasileiro. No outro lado, o comprador mostra pouco interesse, trabalhando da mão para boca. 

A comercialização de arábica chegou a 89% da safra 2021, em linha com igual período do ano passado, mas superior à média de 5 anos para o período (87%). Já as vendas de canéfora (conilon) chegaram em 95% da safra brasileira 2021, também em linha com igual época do ano passado e superior à média dos últimos cinco anos (92%). 

Já as vendas da safra brasileira de café de 2022/2023, segundo o levantamento, até o último dia 12 de abril, estavam em 29% da produção, contra 28% do mês anterior. O percentual de vendas é inferior a igual período do ano passado, quando girava em torno de 31% da safra. O fluxo de vendas está acima da média dos últimos anos para o período (22%). Assim, já foram negociadas 17,97 milhões de sacas de uma produção estimada em 2022/2023 pela Safras & Mercado.

Gil Barabach destaca que depois de um início de vendas bem acelerado, o ritmo da comercialização caiu bastante, permitindo, inclusive, que o comprometimento atual caísse abaixo de igual época do ano passado, quando as vendas estavam em 31%.

As vendas de arábica alcançam 34% do potencial produtivo. As ideias da safra 2022 oscilaram muito ao longo do ciclo produtivo, o que dificultou a estratégia de venda antecipada. Em igual período do ano passado as vendas estavam em 38% e a média dos últimos 3 anos gira em torno de 26%.

As informações são da Safras & Mercado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures