Visando garantir o maior volume de recursos aos cafeicultores no Brasil, o Conselho Nacional do Café (CNC) vem monitorando a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso, que está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (6).
O colegiado, que será composto por senadores e deputados federais, é o responsável por apresentar os projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO - PLN 9/2020) e da Lei Orçamentária Anual (LOA - PLN 28/2020), de 2021.
Segundo o presidente do CNC, Silas Brasileiro, a entidade vem realizando contatos com parlamentares que devem integrar a CMO. "Essa relação político-institucional é crucial para que possamos manter a evolução constante dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, o Funcafé, que é o banco da cafeicultura nacional e a principal fonte exclusiva de recursos ao setor, que pode realizar seu planejamento através do capital disponibilizado para custeio, comercialização e capital de giro", explica.
Na atual safra 2020, o Funcafé disponibiliza R$ 5,710 bilhões a todos os segmentos da cadeia produtiva, volume que implica recorde histórico. "Temos trabalhado para evoluirmos esses recursos de maneira que a cadeia produtiva, em especial os cafeicultores, possam atravessar a temporada 2021 capitalizados, realizando a melhor gestão de suas lavouras e podendo comercializar nos melhores momentos de preço do mercado", conclui Silas.
As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC).