ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho Monetário Nacional pode aprovar nesta semana recursos para produtores atingidos por geada

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/08/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) aprovou a proposta de remanejamento de 20% dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para serem utilizados, exclusivamente, na recuperação de lavouras atingidas pelas geadas.

Para que os recursos sejam encaminhados aos agentes financeiros, o remanejamento ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião extraordinária que acontece entre essa segunda (16) e terça (17).

“Enquanto o processo de liberação dos recursos acontece, estamos trabalhando em três frentes: uma, que é o levantamento de dados por parte da Fundação Procafé, para definir o nível de atingimento das lavouras; outra que é a classificação da área total atingida; e a última que são os estabelecimentos de critérios para a contratação do empréstimo junto aos agentes financeiros. Sem o levantamento e a definição dos critérios será impossível alcançar quem realmente precisa”, destaca Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC).

Em breve, os critérios estarão bem definidos. O CNC apresentou algumas sugestões para o CDPC, presidido pela Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. “Esse trabalho está bem adiantado também”, adiantou Silas Brasileiro.

Alguns dos critérios apresentados são: ter sido concluído o levantamento pela Fundação Procafé das lavouras atingidas; ter limite de área e de valor por produtor; definição de valor/ha por produtor após laudo técnico oficial; definição da taxa de juros; carência, prazo, nível do sinistro: leve, moderado ou severo, por exemplo, “geada de capote, geada de canela, lavoura dizimada, geada negra”; que o valor de recuperação seja aplicado em áreas próprias para o cultivo (zoneamento) e a obrigatoriedade de contratação do seguro rural.

Além de tudo isso, Silas Brasileiro lembrou a postura da Ministra Tereza Cristina quando da visita ao Sul de Minas. “A ministra, em seu pronunciamento em Alfenas, afirmou que em razão dos diversos estágios das lavouras atingidas pela geada não seria uma solução única para todos, que cada caso é um caso, e que ‘estamos juntos’, no que concordamos amplamente”, disse.

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures