No dia 2 de janeiro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou da cerimônia de posse do novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. No evento, prestigiado por diversas entidades do agronegócio, o discurso do novo titular da Pasta enfatizou a necessidade de colaboração público-privada, com foco na questão da imagem do Brasil no exterior.
Da esquerda para a direita: Márcio Ferreira, Carlos Fávaro e Marcos Matos
“Para o nosso setor cafeeiro, como compartilhamos em diversas ocasiões, essa é uma questão importante, e temos realizado trabalhos e ações que focam a promoção positiva dos cafés do Brasil, atrelando o produto à sua imagem de sustentabilidade e respeito aos critérios ESG”, destaca Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, que representou a entidade na cerimônia junto com o presidente do Conselho Deliberativo, Márcio Ferreira.
Os representantes do Cecafé também participaram de uma reunião com Fávaro e as entidades do Instituto Pensar Agro (IPA), no gabinete do novo ministro, para debater os pontos centrais do setor e como construir pontes para um desenvolvimento ainda maior da agropecuária brasileira.
“A dúvida, neste momento, é compreender o novo Ministério da Agricultura e, do ponto de vista da nova estrutura da Pasta, onde serão centralizados, por exemplo, os debates a respeito dos recursos destinados ao setor”, cita Matos.
Ele conclui que, como representante oficial do setor exportador dos cafés do Brasil, respondendo, com seus 122 associados, por cerca de 96% dos embarques totais para mais de 120 países, o Cecafé seguirá exercendo seu papel institucional da defesa incessante do segmento e da busca para o melhor desenvolvimento e à evolução dos exportadores brasileiros, bem como do agronegócio café como um todo.