Na última quinta-feira (24), a Minasul apresentou os vencedores do 27º Concurso Qualidade Minasul de Café. Das 275 amostras participantes, 30 foram escolhidas pela qualidade da bebida: 20 de café natural e 10 de cereja descascado. As mulheres foram maioria entre os finalistas.
Antes da premiação, o presidente da Minasul, José Marcos Rafael Magalhães, falou um pouco sobre o crescimento da cooperativa. Os cafés produzidos pelos cooperados são vendidos atualmente para 25 países. Há representações na Ásia, Estados Unidos e Europa.
Os vencedores receberam premiação em dinheiro, oferecida pela Sicoob/Credivar, e produtos da BASF. O Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG) chancelou os resultados.
Categoria natural
O vencedor foi João Francisco de Souza, do Sítio Miranda, em Cambuquira, que fica na microrregião da Mantiqueira de Minas. O produtor trocou há muitos anos o cultivo da cana-de-açúcar pelo café. O doce da rapadura, inclusive, aparece como atributo na bebida.
Categoria Cereja Descascado
O grande campeão foi o café da Fazenda Águas Claras, que fica na Serra do Chapadão, em Ilicínea, Sul de Minas. O café pertence ao casal Efrain Botrel e Patrícia Alves, que há quase 20 anos formaram as primeiras lavouras.
Confira os vencedores:
As informações e fotos são do Blog do Madeira.