O "19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira", desenvolvido pela Câmara Setorial de Café do Estado e a Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura (CODEAGRO), terá seus campeões anunciados na próxima segunda-feira (07/12). O evento será realizado com todas as medidas de segurança na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), no dia 7 de dezembro, às 11h.
"Essa é uma das únicas competições do Brasil a contar com avaliação sensorial, considerando técnica e sustentabilidade para certificar os processos de produção e estimular a criação de um novo segmento de cafés especiais. Trata-se do maior reconhecimento para os cafés paulistas da safra 2020", afirma Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR AR SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SP).
Os cafés foram provados e classificados por provadores que utilizaram os métodos da Instrução Normativa nº 8, de 2003, que define a Classificação Oficial Brasileira (COB). Foram provados cerca de 69 lotes das cooperativas e associações de produtores. A classificação ocorreu por um sistema de pontuação, considerando avaliação técnica (80%) e sustentabilidade (20%), sendo eles das categorias Café Natural (4), Café Cereja Descascado (4), Microlote (2) e Nano lote (1), até chegarem nos 11 melhores.
"A celebração final será realizada na FAESP e prestigiará os melhores produtores de café. A proposta é chancelar a criação de um novo segmento de grãos de alta qualidade", explica Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafe-SP).
Serviço
"19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira"
Onde: sede da FAESP - Endereço: Rua Barão de Itapetininga, nº 224, República (SP)
Horário: 11h