O 5º Concurso de Cafés Especiais, da Cooperativa dos Produtores de Café Especial dos Martins (Coopercafem), divulgou o resultado na última sexta-feira (09). Com nota de corte acima de 83 pontos e cafés chegando aos 90, o grande vencedor foi o cooperado da Minasul, Adelino Roberto Bernardes Semboloni, da Fazenda dos Tachos, em Varginha (MG). O segundo lugar foi para a mesma fazenda com a cooperada Maria José Vilela Rezende Bernardes.
“É um fazer constante, um aprimoramento diário nessa busca de aliar tecnologia e dedicação, pois nesse caso, uma não funciona sem a outra”, ensina Adelino. O café campeão produzido por ele bateu a casa dos 88,15 pontos. Já o produzido por Maria José chegou a 86,7.
Os dois concordam que o clima ajudou, mas o interesse em buscar por informações e aplicá-las também fez a diferença. “Nós somos interessados, gostamos de aprender e de conferir o resultado. Recebemos orientações muito importantes, que mudaram muitas coisas. Os técnicos da Minasul têm tudo a ver com o que conquistamos”, diz Adelino.
Em terceiro lugar classificou-se o café do produtor Leonardo Toledo de Rezende, da Fazenda Laje, com 85,7. Em 4º lugar o Sítio Mato da Onça, da produtora Renata Aparecida de Souza, que obteve 85,6. Já o 5º classificado foi o café da produtora Ronice Terezinha Bregalda Reguim, da Fazenda Santa Izabel, com 85,5, que teve um empate técnico com o quarto lugar.
De acordo com o Técnico de Certificação e Engenheiro Agrônomo da Coopercafem, Patric Medi, o envolvimento dos produtores com o concurso vem aumentando a cada ano, assim como o interesse dos produtores por novas tecnologias. “É aquele negócio em que todos saem no lucro: o produtor, por aprender mais e ter mais domínio de tecnologias que pode empregar, e o mercado, que ganha um percentual de cafés cada vez melhores”, diz.
Medi, que acompanha os 80 associados da Coopercafem durante todo o ano, percebe que cada vez mais há produtores interessados em ter cafés dignos de participação em concursos. “Digamos que há uma concorrência saudável no ar, que tem trazido orgulho e excelentes resultados para todos nós”, diz. A Coopercafem possui certificado Fair Trade Certified, voltado especificamente para cafés arábica do Sul de Minas.