No dia 7 de dezembro, a Coocacer Araguari, cooperativa de cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, celebrou a safra 2019/2020 e reconheceu os cafeicultores que se destacaram. A 4ª edição do Concurso Cafés de Qualidade Coocacer teve como campeão Adilson Cayres. Confira a lista de classificação:
1º Adilson Cayres
2º- Takao Yanagi
3º José Augusto de Araújo
4º Serafim Peres
5º Sidney Peroco
6º Simone Budani
7º Douglas Ferrarini
8º Alzira Corsi Mantovanelli
9º Milton Cayres
10º Anderson Padial
O vencedor Adilson Cayres
Uma das novidades do Concurso foi a possibilidade do público escolher o café que mais gostou. Durante a cerimônia, os convidados puderam degustar às cegas os 12 cafés finalistas, sendo a garrafa 4 a mais votada, que era de Douglas Ferrarini. Quem também comemorou foi a convidada Fernanda Nasciutti, que foi sorteada para acompanhar a comitiva da Coocacer Araguari na edição de 2020 da Semana Internacional do Café, feira realizada em Belo Horizonte (MG).
Sustentabilidade reconhecida
Para apresentar a premiação Fazenda Sustentável, a superintendente da Coocacer, Eliane Cristina, pontuou que o reconhecimento está intimamente ligado ao que os cafeicultores são: cuidadores. “Nossos cooperados são cuidadores da terra, cuidadores da água, cuidadores do meio ambiente. Suas atitudes beneficiam toda a sociedade. São quase 26 anos de Coocacer e esses nossos cooperados são nosso maior tesouro”, destacou.
Dividido em três categorias que representam os pilares da sustentabilidade, o reconhecimento ficou para os seguintes cooperados:
Social: Nildinei Santarosa
Ambiental: Marilza Peternela
Econômico: Takao Yanagi
Cooperativismo
Aos cooperados foi concedida a oportunidade de votar e eleger o cooperado para a Comenda Coocacer, também segmentada em três categorias nomeadas como Atitudes. Na categoria Atitude Cooperativista, venceu Evanete Peres e João Batista Miranda; na categoria Atitude Empreendedora, destacaram-se os cooperados Thomé e Ladmir de Lima; na categoria Atitude Planejamento Sucessório, ficou o cooperado Gilberto Ferrarini.
Certificação de propriedade rural em evidência
O Concurso preparou um momento para homenagear seus cooperados com certificação de propriedade rural, com o prêmio Reconhecimento Cooperado Certificado.
Além de atestar as boas práticas agrícolas, os selos das certificadoras incorporam processos sustentáveis e de maior organização nas fazendas, tornando-as mais competitivas. A cooperada Evanete Peres recebeu o prêmio pelo alcance da maior pontuação entre os certificados, atingindo a máxima de 100 pontos no processo de manutenção dos selos Rainforest Alliance e UTZ em sua propriedade. É válido ressaltar que a cooperada foi uma das pioneiras em certificação de propriedade na região de Araguari.
Como forma de valorização, todos os cooperados com propriedades certificadas receberam um diploma de reconhecimento durante a cerimônia.