A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia hoje (19), em todas as regiões do País, a 9ª etapa de fiscalização dos estoques governamentais armazenados por empresas contratadas pelo Governo Federal e Unidades Armazenadoras próprias. Serão inspecionadas mais de 800 mil toneladas de produtos como arroz, café, milho, trigo, sacarias, embalagens e diversos itens beneficiados ou manufaturados. Os fiscais visitarão 179 unidades armazenadoras.
A fiscalização tem como objetivo a apuração de condições de qualidade e quantidade dos estoques e a avaliação da situação técnico-operacional das unidades depositárias. Até a oitava etapa foram inspecionados mais de 4,3 milhões de toneladas de produtos.
Nas fiscalizações que a Conab realiza, quando é verificado caso de desvios, além dos reflexos administrativos, o fato é levado ao conhecimento da Polícia Federal, Ministério Público da União, Receita Federal e Secretaria de Fazenda do Estado. Quanto às perdas em armazéns próprios, é repassada a incumbência para os setores de Armazenagem e de Logística da Companhia e, no caso de armazém de terceiros, também à área financeira, pois há cobrança administrativa.