A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou seu 3º levantamento da Safra 2021/2022 de café. Para a temporada, a expectativa é de um volume de 46.878,7 mil sacas de café beneficiado, apontando diminuição de 25,7% em comparação ao resultado apresentado na safra passada.
Foram observados, em diversas regiões, os efeitos fisiológicos da bienalidade negativa, bem como as condições climáticas adversas de seca em muitas localidades, aliada às geadas, embora com pouca interferência, ocorridas em junho e julho, influenciaram diretamente nessa perspectiva, tanto para redução do rendimento médio como para a diminuição da área em produção.
A área em produção também apresenta redução em relação à safra de 2020/2021, atualmente estimada em 1.800,6 mil hectares, 4,4% menor que a safra anterior. A estimativa para a produtividade média nacional está em 26 scs/ha, indicando redução de 22,2% em comparação à safra anterior.
O café arábica neste levantamento representa 68% da produção total (arábica e canéfora) de café do país. Para esta safra, estima-se que sejam colhidas 30.730 mil sacas. Tal previsão sinaliza redução de 36,9%, quando comparada à temporada anterior.
O relatório completo pode ser acessado aqui.
As informações são do CeCafé.