A 4ª etapa de fiscalização de estoques públicos de produtos armazenados por empresas contratadas pelo governo federal foi finalizada hoje (15/06) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em alguns estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro- Oeste. Foram inspecionadas mais de 950 mil toneladas de café, milho, trigo, sacarias, embalagens e diversos produtos beneficiados ou manufaturados.
Os fiscais visitaram desde o começo do mês 108 unidades de armazenagem dos estados de Roraima, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Segundo a companhia, até a terceira etapa foram encontradas, em mais de 1,4 milhão de toneladas de produtos inspecionados, situações de irregularidades ocasionadas por perda de 443 toneladas e desvio de 1.500 toneladas de mercadorias.
Após a fiscalização, os problemas são levados ao conhecimento de órgãos como polícia federal, Ministério Público da União, Receita Federal e Secretaria de Fazenda do estado. No caso de perdas, outros setores da Conab tomam frente do caso para conhecimento e cobrança administrativa.