O mapeamento da safra 2021 de café do Rio de Janeiro já está disponível para consulta no Portal de Informações Agropecuárias. O estudo foi realizado no estado pela equipe técnica da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a colaboração da Gerência de Geotecnologias.
O mapeamento identificou a cultura por meio da análise de imagens geradas por satélite e localizou as áreas cultivadas com café nos principais municípios produtores. O resultado desse trabalho, realizado com base em sensoriamento remoto, permitirá um melhor acompanhamento da safra.
O conhecimento da localização das lavouras é importante para monitorar as condições observadas e previstas do clima nessas áreas identificadas e analisar possíveis impactos na produtividade, além de otimizar os deslocamentos para o campo e contribuir com as estimativas de área.
O uso dessa tecnologia na Conab é complementar ao levantamento de informações que ocorrem no campo, por meio de entrevistas que os técnicos fazem com produtores e entidades parceiras. A análise de dados gerados por satélite traz maior segurança na tomada de decisão técnica e na geração de inteligência agropecuária.
Clique aqui para obter informações mais detalhadas.