A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviou alguns técnicos para a França em busca de inovações e boas práticas para o setor agrícola. A medida faz parte de um acordo de cooperação técnica com o Brasil, que vem sendo articulado há cerca de três anos.
O principal objetivo é verificar a possibilidade de novos instrumentos para a política agrícola brasileira. Nesta viagem, um dos principais produtos avaliados é relativo aos instrumentos de apoio à comercialização, mas outras pesquisas também foram realizadas pela Conab em países como Estados Unidos e México.
A visita prevê reuniões com representantes do Ministério da Agricultura francês e da France Agrimer, agência do governo responsável pela realização dos estudos de safra no país. Entre os locais visitados está o mercado de Rungis, conhecido como “barriga do mundo”, no entorno de Paris, considerado a maior referência em mercado internacional de produtos frescos.
A ideia é que essas análises juntem-se ao escopo das pesquisas realizadas nos outros países, que servirão como base para a proposta de novas políticas agrícolas brasileiras.
As informações são da Conab.