Os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa de campo até o dia 21 de agosto no estado de Minas Gerais, com o objetivo de levantar informações sobre as lavouras de café e ajudar a compor o 3° Levantamento da Safra de Café 2021.
A intenção é a verificação das áreas em produção, formação e produtividade da safra atual. Também serão avaliados os fatores climáticos que afetaram as lavouras, o comportamento do crédito rural e as análises fitotécnicas (ataque de pragas e doenças, sistemas de manejo, dentre outras).
Serão visitadas propriedades rurais, cooperativas, dentre outros parceiros, localizados em 114 municípios mineiros que produzem a cultura. Por se tratar de uma safra de bienalidade negativa e, consequentemente, ser caracterizada como uma safra menor que a de 2020, espera-se um menor potencial produtivo. Em sua última estimativa, a Conab apontou uma redução de 32,6% na produção nesta safra 2021 para o estado. Adicionalmente, serão coletadas informações sobre o efeito da geada sobre a safra atual e a próxima.
Os dados consolidados do trabalho serão apresentados juntamente com informações dos demais estados produtores, no dia 21 de setembro, em boletim divulgado no site da Conab e em apresentação no canal da Companhia no YouTube.
Acompanhe também dados atualizados da pesquisa de monitoramento das geadas em vários estados, acessando este link.
As informações são da Gerência de Imprensa da Conab.