Na última quinta-feira (11), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 5º Levantamento de Safra de Grãos. Nos dados, a safra mineira mantém a expectativa de recorde e deve alcançar 16,1 milhões de toneladas, com crescimento de 5% em relação ao volume produzido na safra anterior.
A estimativa aponta, ainda, crescimento de 5,6% na área cultivada, que deve alcançar 3,7 milhões de hectares. A comparação com o relatório divulgado em janeiro mostra um crescimento de 0,6% na produção mineira de grãos. Segundo a assessora técnica da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Creuma Viana, isso se deve ao crescimento na área e na produtividade de algumas culturas, como feijão e milho.
“De modo geral, o bom desempenho da safra de grãos está sendo puxado principalmente pelo milho e soja, que respondem por 90% da produção total de grãos do estado”, explica Creuma Viana.
Os bons preços alcançados nos mercados interno e externo também foram fundamentais para esse crescimento. “No ano passado, os preços da soja e do milho atingiram patamares recordes e o retorno financeiro sempre é determinante nas decisões do produtor”, avalia a assessora.
As informações são da Agência de Minas.