O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ) representa de forma legítima os interesses do setor exportador de café verde. Nossos associados são responsáveis pela logística e movimentação de 60% da safra brasileira de café, abastecendo a indústria de torrado, moído e café solúvel no âmbito interno e representando 96% das exportações brasileiras de café verde do Brasil, maior país exportador mundial e segundo maior consumidor global.
Diante do atual contexto, o CECAFÉ informa que a continuidade da greve dos caminhoneiros impacta diretamente o setor em todo o país. Cabe ressaltar que durante a entressafra do café neste período do ano, os embarques em maio representam cerca de 6 mil contêineres, o que equivale a uma receita de aproximadamente US$ 350 milhões que deixa de ser gerada para o país.
Nossa entidade respeita os direitos da categoria, mas reafirma a importância da manutenção do fluxo do comércio do café. As graves consequências aos setores produtivos demonstram a necessidade urgente para que sejam tomadas as devidas medidas por parte do Governo Federal e dos Governos Estaduais.
Sobre o Cecafé
Fundado em 1999, o Cecafé representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 139 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 96% dos agentes desse mercado no país.