No ano de 2015, os sócios Edgard Bressani, Luiz Roberto Saldanha e José Antônio Rezende lançaram a Capricornio Coffees, em Piraju (SP), com o objetivo de desenvolver e comercializar os cafés especiais do Trópico de Capricórnio no Brasil. São fazendas e terroirs de seis regiões diferentes em dois estados: Norte Pioneiro e Norte Novo, no Paraná; e Sorocabana, Garça e Marília, Circuito das Águas Paulistas e Alta Mogiana, em São Paulo.
“A Capricornio tem como propósito promover o desenvolvimento sustentável dos produtores nessa nova origem de cafés que foca na latitude, e não exclusivamente na altitude”, explica José Antônio. Agora, em 2020, os sócios acabam de inaugurar, na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, um novo parque industrial, com 22.000 m². O local conta com espaço para preparação, beneficiamento, embalagem e armazenamento de grãos e leva o nome de Capricornio Coffees Industrial Park.
O local reúne, também, a Brazilian Coffee School, dedicada aos cursos, um centro para preparo de embalagens com atmosfera modificada e espaço para eventos, que inclusive já estão confirmados para 2021, como o Roaster Camp of Brazil (evento busca compartilhar informação, educação, tendências e novidades sobre torra de café) e o Cup of Excellence (concurso de qualidade do grão de café) em 2022. “Organizamos cursos da semente à xícara para donos de cafeterias e torrefações com o objetivo de trocar experiências e criar soluções conjuntas”, explica Luiz Roberto Saldanha.
“Fizemos esse investimento na implantação do parque para expandir ainda mais a oferta e as possibilidades desses cafés extraordinários para o mercado internacional e nacional”, conta Edgard Bressani. A empresa destina 95% da sua produção para o mercado externo. Só no ano passado foram comercializadas 90 mil sacas.
Mais informações: www.capricorniocoffees.com.br